quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Administração: a Ciência que encanta.

Nas minhas atividades acadêmicas, muitos alunos, ao iniciarem o curso de administração, perguntam se ela é uma Ciência ou uma Arte.
Analisadas as considerações e ponderações sobre o tema, geralmente respondo que a Administração é uma Ciência devido à sua estruturação, métodos, aplicabilidades e processos documentacionais. Mas, na verdade, ela é muito mais que Ciência, pois envolve o entendimento dos recursos (Humanos, tecnologicoa, materiais...) e o desenvolvimento de uma correta sinergia que permita às empresas desenvolverem-se em um mundo altamente competitivo. A Ciência da Administração precisa ser moldada à realidade de cada empresa, primando pela estruturação dos processos e respeitando suas limitações.
O Administrador é, antes de tudo, um cientista, porém, ele precisa entender as limitações organizacionais, encontrar as melhores alternativas e promover os melhores resultados. Na realidade, este é um trabalho semelhante ao de um artesão, que consegue extrair de uma pedra a mais bela escultura.
Desenvolver uma empresa e conseguir contribuir para que ela obtenha sucesso no mercado é uma arte, que usa a Ciência como base em todos os seus processos. Desta forma, Arte e Ciência se encontram nas mão de um artista cientista: o Administrador de Empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário