O Pensamento Estratégico é uma das principais ferramentas de trabalho do Advogado. Quando ele vai se preparar para uma audiência, ele estuda o caso, a jurisprudência, analisa as evidências e monta sua estratégia de atuação.
A estratégia está associada à maneira como se pensa em alcançar objetivos no presente e no futuro. Desta forma, pensar estrategicamente deve ser uma rotina no ambiente de trabalho jurídico, e é isso que determina o sucesso dos melhores profissionais.
Se o pensamento estratégico na atuação jurídica é necessário e indispensável, da mesma forma, na gestão do escritório, este pensamento deve ser uma contante, para que os resultados possam ser os melhores e mais adequados à sustentabilidade comercial do escritório.
O Advogado que pensa de maneira estratégica, entenderá que a melhor estratégia será manter, em sua equipe, um estrategista na Administração do escritório, conduzindo as atividades operacionais, para que o Advogado possa ser um estrategista jurídico, conduzindo as atividades e a equipe jurídica do escritório.
É um pensamento sistêmico e sinérgico que permitirá ao escritório alocar os melhores recursos em busca dos resultados esperados. Por isso,na gestão do escritório, a melhor estratégia é usar a Administração Legal.